A publicidade é utilizada, em muitos casos, como “greenwash” - termo adotado por ambientalistas para se referir a propaganda corporativa que tenta mascarar um fraco desempenho ambiental das empresas, que passam a enganar o consumidor com anúncios mentirosos.Uma pesquisa realizada pela TerraChoice Environmental Marketing, consultoria especializada no desenvolvimento de produtos sustentáveis e no reposicionamento de empresas nesse mercado, avaliou a confiabilidade de mais de mil itens com diferenciais teoricamente sustentáveis, em lojas de departamentos americanas e canadenses. O resultado foi surpreendente: 99,9% dos exemplares avaliados eram mentirosos ou, pelo menos, dúbios. O estudo comprovou que apenas um produto - uma marca de papel higiênico produzido sem cloro, com conteúdo reciclado - cumpriu plenamente o que prometia.
“Os consumidores recebem uma enxurrada de produtos que apregoam ser ecologicamente corretos”, diz Scott McDougall, presidente da TerraChoice. “Pois nós encontramos uma terrível quantidade de ofertas enganosas”. A jornalista Regina Scharf destaca em coluna da Revista Página 22 que “esse tipo de estelionato é particularmente vantajoso, já que os consumidores conscientes costumam aceitar preços mais salgados”.
O fundador da consultoria inglesa SustainAbility, John Elkington, afirma que informações enganosas têm o potencial de prestar um enorme desserviço à causa ambiental. “Elas confundem consumidores e geram ceticismo, fornecendo a muitas pessoas um álibi para não fazer nada”.
Ele acredita que esse processo de desinformação anula uma força motriz importante que poderia levar varejistas e fabricantes a melhorar o desempenho. “Embora muitos consumidores europeus e americanos estejam hoje um pouco mais conscientes, o risco de desorientação continua significativo”, avalia Elkington.
(Confira a matéria completa do Mercado Ético clicando aqui!)
(Foto: Walmir Queiroz - Flickr)
6 comentários:
Parabens
informaçoes bem esclarecidas
irar dar tudo certo =)
cultural e honesto
muito bom
Adorei o blog, muito criativo e inteligente!!
Parabéns Betooo!
XD
Realmente muito bom! Você da a informação detalhada e de uma coisa super util! Parabéns Beto, ta muito bom mesmo!
Arrazou! Escrita de primeira Betão. parabéns, adorei!
É uma pena que empresas tão sérias façam de tudo pra vender uma imgame postitiva da marca usando desculpa de que ta ajudando na preservação do meio ambiente!
Adorei seu blog Betinho!
vc eh demais!
bjoooooooooooooo
Miguxinhoo...
Uhuuu.. seu blog ta ótimoooooooo!
Parabéns!!!
Bjin! ;*
Postar um comentário