PETA: PUBLICIDADE INTELIGENTE E VERDADEIRA

Desta vez iremos explorar sobre a People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), ou simplesmente PETA, que é uma organização não governamental fundada em 1980, que já conta com mais de 2 milhões de membros e se dedica aos direitos animais.

Abaixo mais informações sobre ela:

Seus mais de 2 milhões de ativistas contam com orçamento anual superior a 30 milhões de dólares - gerado com arrecadações de fundos, pagamento de taxas pelos integrantes e vendas de camisetas e produtos -, o escritório da organização em Norfolk ocupa quatro andares e emprega mais de cem funcionários (nenhum dos quais consome ou usa qualquer espécie de produto animal).

A organização está engajada na causa de proteger animais de todos os atos de exploração humana desnecessária e abusiva. Ela aplica pressão implacável sobre as grandes cadeias de lanchonetes e conduz uma operação clandestina de espionagem na comunidade científica que realiza pesquisas com animais, visando a expor suas práticas de laboratório.

Por sua atuação extremista, a PETA não é uma unanimidade entre os amantes e protetores de animais. A presidente e co-fundadora da PETA, Ingrid Newkirk, descreveu o objetivo geral da organização como "a total liberação dos animais". Isso significa que é contra o consumo de carne e leite, contra os zoológicos, circos, lã, couro, caça, pesca e até animais de estimação. A PETA também é contra toda e qualquer pesquisa médica que inclua o uso de animais.

Fonte: Wikipédia


Considero a PETA como a ONG de maior prestÍgio e reconhecimento quando o assunto é gerar publicidade através de criativos protestos e campanhas inteligentes. Podemos conferir algumas de suas façanhas no site do MSN Verde clicando aqui. Em termos de campanhas ecológicas as do PETA são as que mais se destacam, a ONG cria propagandas com slogans impactantes, como o “Here’s the Rest Of Your Fur Coat” (Aqui Está o Resto do Seu Casaco de Pele), mostrando celebridades segurando corpos de animais mortos após terem sua pele removida para serem feitos casacos. O vinculo entre as celebridades e o PETA só reforça a visão que temos do poder das pessoas públicas em influenciar a sociedade. Em uma das últimas campanhas lançadas pelo PETA, celebridades como Eva Mendes aparecem nua, e o slogan da campanha é "I’d Rather Go Naked Than Wear Fur" (Prefiro Ir Pelada a Vestir Pele). Tratando o assunto de forma reveladora e sem meias verdades, essa é a forma ao qual o PETA tenta passar a sua mensagem. São pensamentos e mais ações do tipo que precisamos realizar para podermos acordar a nós mesmos e as pessoas ao nosso redor, para trocarmos e discutirmos novas idéias e pensamentos, e pondo em prático aquilo que propomos, pois só assim conseguiremos plantar um novo amanhã.

Obs.: O endereço na web do PETA é o www.peta.org

0 comentários:

Ruído Maior

Idéias voltadas ao Meio Ambiente, Cultura Pop e Sustentabilidade nunca andaram tão bem unidas durante os últimos anos. Novos modelos de consumo, tendências lançadas pela tecnologia vem tornando a sociedade cada vez mais globalizada. No meio de tudo isso ainda restam vestígios do que ainda pode ser feito para salvarmos nosso planeta de uma total explosão industrial por todos os lados, ruídos que andando lado a lado da publicidade conseguem reinventar conceitos e criar novos pensamentos.

Propaganda Sustentável

Vale a pena conferir!

Torne-se amigo!

Seguidores

eXTReMe Tracker