GREENWASH: CUIDADO COM O VERDE FALSO


Ao imaginarmos sustentabilidade para a publicidade de uma empresa, ligamos a ela uma imagem de amiga do meio ambiente, que ao tornamos clientes dela, assim como a mesma, estaremos ajudando a cuidar do nosso planeta. Esse tipo de propaganda gera bastante publicidade positiva a essa tal marca, e muitas delas tem se tornado "amigas da natureza" após perceber que aderir a esse tipo de segmento só trará benefícios a sua imagem. Infelizmente nem tudo que é vendido pela mídia faz o que promete cumprir. Assim nós damos de cara com o termo "greenwash". Abaixo mais sobre o tema:

A publicidade é utilizada, em muitos casos, como “greenwash” - termo adotado por ambientalistas para se referir a propaganda corporativa que tenta mascarar um fraco desempenho ambiental das empresas, que passam a enganar o consumidor com anúncios mentirosos.

Uma pesquisa realizada pela TerraChoice Environmental Marketing, consultoria especializada no desenvolvimento de produtos sustentáveis e no reposicionamento de empresas nesse mercado, avaliou a confiabilidade de mais de mil itens com diferenciais teoricamente sustentáveis, em lojas de departamentos americanas e canadenses. O resultado foi surpreendente: 99,9% dos exemplares avaliados eram mentirosos ou, pelo menos, dúbios. O estudo comprovou que apenas um produto - uma marca de papel higiênico produzido sem cloro, com conteúdo reciclado - cumpriu plenamente o que prometia.

“Os consumidores recebem uma enxurrada de produtos que apregoam ser ecologicamente corretos”, diz Scott McDougall, presidente da TerraChoice. “Pois nós encontramos uma terrível quantidade de ofertas enganosas”. A jornalista Regina Scharf destaca em coluna da Revista Página 22 que “esse tipo de estelionato é particularmente vantajoso, já que os consumidores conscientes costumam aceitar preços mais salgados”.

O fundador da consultoria inglesa SustainAbility, John Elkington, afirma que informações enganosas têm o potencial de prestar um enorme desserviço à causa ambiental. “Elas confundem consumidores e geram ceticismo, fornecendo a muitas pessoas um álibi para não fazer nada”.

Ele acredita que esse processo de desinformação anula uma força motriz importante que poderia levar varejistas e fabricantes a melhorar o desempenho. “Embora muitos consumidores europeus e americanos estejam hoje um pouco mais conscientes, o risco de desorientação continua significativo”, avalia Elkington.

(Confira a matéria completa do Mercado Ético clicando aqui!)

Vamos abrir melhor nossos olhos com relação as empresas que tentam infiltar idéias de educação ambiental só para vender uma imagem positiva de sustentabilidade, sendo que ao mesmo tempo falsa. Não vamos nos tornar pessimistas ao ponto de achar que a maioria das marcas vendem um verde falso, o que devemos fazer é procurar conheçer as empresas que realmente podemos confiar na hora de consumirmos tal produto com o benefício de ajudar a preservar o nosso planeta.

(Foto: Walmir Queiroz - Flickr)

6 comentários:

FabioSell 2 de novembro de 2009 17:43  

Parabens
informaçoes bem esclarecidas
irar dar tudo certo =)
cultural e honesto
muito bom

Brunno Martins 12 de novembro de 2009 15:57  

Adorei o blog, muito criativo e inteligente!!
Parabéns Betooo!

XD

Fernanda 12 de novembro de 2009 16:05  

Realmente muito bom! Você da a informação detalhada e de uma coisa super util! Parabéns Beto, ta muito bom mesmo!

Unlocked 12 de novembro de 2009 16:11  

Arrazou! Escrita de primeira Betão. parabéns, adorei!

Pollyana Gomes 13 de novembro de 2009 14:41  

É uma pena que empresas tão sérias façam de tudo pra vender uma imgame postitiva da marca usando desculpa de que ta ajudando na preservação do meio ambiente!

Adorei seu blog Betinho!
vc eh demais!
bjoooooooooooooo

Lorenna Rocha 13 de novembro de 2009 15:59  

Miguxinhoo...

Uhuuu.. seu blog ta ótimoooooooo!
Parabéns!!!

Bjin! ;*

Ruído Maior

Idéias voltadas ao Meio Ambiente, Cultura Pop e Sustentabilidade nunca andaram tão bem unidas durante os últimos anos. Novos modelos de consumo, tendências lançadas pela tecnologia vem tornando a sociedade cada vez mais globalizada. No meio de tudo isso ainda restam vestígios do que ainda pode ser feito para salvarmos nosso planeta de uma total explosão industrial por todos os lados, ruídos que andando lado a lado da publicidade conseguem reinventar conceitos e criar novos pensamentos.

Propaganda Sustentável

Vale a pena conferir!

Torne-se amigo!

Seguidores

eXTReMe Tracker