Sustentabilidade na publicidade tem se tornado cada vez mais um meio evidente de se obter resultados positivos quando o assunto é conscientizar a sociedade. As formas que propagandas do tipo tem sido elaboradas são das mais criativas possíveis, inovando e surpreendendo na maneira de mecher com o subconsciente das pessoas para a responsabilidade que devemos ter com o verde. Abaixo leia um pouco sobre essa tal de "publicidade verde" em nosso dia-a-dia, em destaque, como forma de superar a crise econômica:
(Foto: Walmir Queiroz - Flickr)
A crise está estampada nos jornais todos os dias e mostra conseqüências mais ou menos profundas, dependendo do setor da economia. Apesar de um clima de ameaça contagiando corações e mentes, há oportunidades, aprendizagens e possibilidades de evolução em diversas áreas, entre elas a da sustentabilidade.De vários meios, a sustentabilidade tem ganhado mais espaço na mídia através da propaganda, gerando assim publicidade positiva que fará o consumir agir de forma mais respeitosa com relação ao meio ambiente e os cuidados que deve ter com o mundo. As vezes podemos não dar valor a pequenos atos de respeito com o verde, mas ao assistirmos a um comercial ou ler um anúncio que nós influencie a fazer diferente, podemos mudar nossas ações e idéias e percebermos que a partir de simples gestos podemos sim fazer a diferença.
Sustentabilidade apresenta uma grande arma de superação da crise, a começar pelo resgate de princípios éticos e de valores que devem orientar os negócios. Além de ser atitude, estratégia e inovação da empresa, sustentabilidade dá resultados concretos e se traduz em práticas e processos de trabalho. Diminui custos, reduz riscos, principalmente futuros, evita desperdícios, melhora relacionamentos e gera lucros.
Como? Vamos tomar o setor de varejo como exemplo, onde empresas de qualquer porte têm processos sustentáveis mais rentáveis para implantar. Começando pela construção “verde”, assim denominada porque privilegia a preservação ambiental como critério para projetos e obras de lojas, com iluminação natural, materiais de origem certificada, pé direito mais baixo, reuso de água, descarte de entulho etc. A construção sustentável tem um custo em média 15% mais alto, mas se justifica pela redução de custos operacionais já em curto prazo. Em 50 anos, a redução pode chegar a 80%.
Na logística e na operação da loja, iniciativas como o descarte de embalagens junto a cooperativas e indústrias de reciclagem geram emprego e renda. E trazem economias. Estudos apontam a possibilidade de descarte de lixo orgânico para a produção de biocombustível.
Muitas lojas, especialmente as de não alimentos, já utilizam as sacolas plásticas oxibiodegradáveis, que se degradam em contato com o ar, num prazo de até seis meses. Lojas de supermercados comercializam sacolas retornáveis e desenvolvem sacolas plásticas mais resistentes, mais caras, mas mais econômicas pela utilização em menor quantidade.
Consumidores têm se tornado cada vez mais conscientes e engajados, participando ativamente de programas de coleta seletiva de embalagens pós-consumo, adquirindo produtos orgânicos, produtos de marca própria sustentáveis ou de manejo sustentável, vindos de comunidades, cooperativas e associações de artesãos.
Colaboradores podem ser também alvo de práticas interessantes, desde o estímulo à participação no processo de sustentabilidade, até a adesão a programas de voluntariado e relacionamento comunitário. A empresa pode, ainda, posicionar-se como “parceira” na solução de problemas locais e no desenvolvimento das comunidades em que atua, investindo no futuro.
Sustentabilidade mostra-se, assim, como um objetivo para qualquer tipo de empresa e deve estar no centro do negócio. Não precisa deixar para depois ou esperar que outras prioridades estejam resolvidas para então pensar a respeito. O momento certo para implantar é agora. Os benefícios serão reais e crescentes, uma grande oportunidade para o comércio e consumo conscientes e para um verdadeiro “ganha – ganha” empresa e sociedade.
(Confira a matéria completa do InvestNE clicando aqui!)
(Foto: Walmir Queiroz - Flickr)
4 comentários:
Muito bom o posto. Se não cuidarmos enquanto há tempo, no futuro pagaremos muitos mais caro. Cuidar do que é de todos, cooperar com o planeta, só temos a ganhar.
muito inteligente da sua parte =)
seu blog ta arrasando miguxinho...
tanto em layout como em conteúdo!
sempre vou passar por aki pra me informar sobre as novidades ;]
bj.
Eu acho que é uma questão de pouparmos agora e de trabalharmos no que ainda temos, para no futuro não temos que gastar o dobro do nosso tempo com o que poderia ter sido resolvido de uma maneira mto simples.
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